Em 1986, um grupo organizado da ACROF (Associação Cultural e Recreativa de Oliveira de Frades), com diferentes formações profissionais, inspirado por outras experiências e já conhecedoras de algumas situações graves, decidiu fazer um levantamento, porta a porta, das pessoas com deficiência e dos casos existentes no concelho, tendo sido encontrados cerca de 150 pessoas.
A ASSOL seria estabelecida por escritura celebrada em 22 de março de 1987, como um instrumento para promover o acesso dessas pessoas aos direitos que a Constituição e as leis lhe consignavam, mas que na prática não eram garantidos.
A oferta à ASSOL, nesse mesmo ano, de uma casa com quintal, no Largo da Feira, em Oliveira de Frades, pela Dona Antonieta de Jesus Saraiva Rodrigues, no cumprimento da sua vontade e do seu falecido marido Sr. Alexandre Magno Correia de Lemos , permite à ASSOL dispor de uma base para iniciar as atividades.
O dia 13 de fevereiro é comemorado como a data de aniversário da ASSOL, porque foi nesse dia, do ano de 1989, que abriram os primeiros cursos de Formação Profissional.
A construção do que é hoje a ASSOL foi um processo contínuo de criação de novos serviços em função das necessidades, mas também dos apoios disponibilizados pelas políticas públicas.
A ASSOL, que teve como primeiro nome ASSOF – Associação de Solidariedade Social de Oliveira de Frades, surgiu com o foco no concelho de Oliveira de Frades, mas logo em 1989 mudaria o nome e o âmbito para abranger toda a região de Lafões, passando a designar -se de ASSOL – Associação de Solidariedade Social de Lafões.
Em 1999 fomos desafiados a alargar os apoios a pessoas com doença mental incapacitante.
Como marcos deste caminho, destacamos: