Destina-se a jovens ou adultos com deficiência e/ou incapacidade e é cofinanciada pelo Fundo Social Europeu.
Os cursos não conferem certificação escolar ou profissional e têm com objetivo primordial a promoção da empregabilidade dos formandos, sendo formação prática dominante e realizada totalmente em contextos de trabalho na área profissional de preferência de cada formando. A carga horária do curso divide-se em 80% de formação tecnológica prática e 20% de Formação de Base para melhoria das competências académicas e sociais.
Além de Lafões (Oliveira de Frades, Vouzela e S. Pedro do Sul) foram, num processo gradual, sendo criados pólos da Formação Profissional em Tondela, Castro Daire, Mortágua, Vila Nova de Paiva, Viseu, Albergaria-a-Velha, Satão e Mangualde, com uma frequência média de 150 formandos.
ENCONTRO DE FORMANDOS
Tendo a ASSOL cerca de 200 formandos nesta resposta, uma vez por ano realiza-se um encontro entre todos, que serve de partilha de experiências, de convívio e de despedida para aqueles que, entretanto, concluíram o seu percurso. Aqui revela-se muito importante o apoio dos Municípios de cada pólo de formação, que apoiam na disponibilização de transporte para deslocar os formandos para um local de encontro comum. O 18º Encontro de Formados realizou-se em Mortágua, no dia 6 de dezembro
formandos em 2022 formandos integrados em 2022