O Fórum Sócio Ocupacional (FSO) foi criado em 1999 para responder às necessidades das pessoas adultas com problemas crónicos de doença mental incapacitante com o objetivo de as ajudar a viverem integradas na sua comunidade.
Foi a publicação do Despacho Conjunto n.º 407/98, de 15 de maio que criou a base legal para um apoio há muito necessário.
Desafiada pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Viseu, que tem sido um parceiro indispensável, a ASSOL decidiu avançar com esta resposta e em boa hora o fez, pois a região de Lafões continua a ser um dos poucos locais do nosso país onde este apoio está disponível e acessível a todas as pessoas com essa necessidade.
A metodologia de trabalho é muito semelhante à usada no CAO/CACI, sendo muito importante a realização de Atividades Socialmente Úteis em contexto de trabalho pelos sentimentos de pertença e a aproximação ao sonho de poder ter um trabalho.
Em 1999 foi criado um FSO na sede com capacidade e acordo de cooperação para 30 pessoas e em 2002 um outro em S. Pedro do Sul com capacidade para 25 e acordo para 15 pessoas.