O Centro de Atividade Ocupacionais (em processo de transformação em Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão), apoia pessoas jovens e adultos com deficiência e/ou incapacidade que requerem um apoio próximo e continuado procurando proporcionar-lhes oportunidades de participação na comunidade, nomeadamente através da realização de atividades socialmente úteis em empresas, serviços públicos ou setor social.
Os processos de trabalho assentam na negociação, formalizados periodicamente num Acordo de Apoio, com cada pessoa, das atividades e apoios que esta quer para si, sendo a partir dessas escolhas que se se definem as atividades em que cada pessoa participa e outros apoios de que necessita.
A realização de Atividades Socialmente Úteis na comunidade e em contextos reais de trabalho têm um papel muito importante por darem às pessoas o sentimento de realizarem o seu sonho de terem um trabalho.
Formalmente a ASSOL tem três CAO/CACI sendo dois na sede e um no Centro de S. Pedro do Sul, com capacidade para 90 pessoas. O Acordo de Cooperação com a Segurança Social é para 93 e frequência média de 88. De momento existe algum equilíbrio entre a capacidade de resposta e a procura, pelo que não temos lista de espera.
grau de satisfação das pessoas com os apoios em 2022