A ASSOL criou o Lar de Apoio José Pedro (sito em Caveirós de Cima, Cambra) com capacidade para 8 pessoas, para dar resposta a pessoas adultas com deficiência, cujas famílias deixam de poder cuidá-las. Além deste Lar, a ASSOL continua a dinamizar a criação e manutenção de uma rede de famílias de acolhimento, gerida pela Segurança Social, com capacidade também para 8 pessoas.
Atualmente a ASSOL tem feito todos os esforços para transformar o Lar de Apoio, em Residência de Autonomização e Inclusão (RAI). Isso implicará ter outro espaço que permita aí colocar algumas das pessoas, considerando que a RAI não pode ter mais de 5 pessoas. Por este motivo, a ASSOL adquiriu já uma habitação em Santa Cruz da Trapa, que será alvo de obras e que poderá vir a ser uma nova RAI. Além desta questão a Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Frades encontra-se em fase de construção de um Lar Residencial para pessoas com deficiência, pelo que faremos alguns encaminhamentos para esta estrutura.
Ainda assim, esta é uma área em que há muitas dificuldades na nossa região, para a qual as famílias, nomeadamente nos Conselhos de Representantes, demonstram a sua preocupação.