IDENTIDADE
APRESENTAÇÃO
A ASSOL foi fundada em 22 de Março de 1987, por iniciativa de um grupo organizado na ACROF (Associação Cultural e Recreativa de Oliveira de Frades). Em 1986, estas pessoas, com diferentes formações profissionais, inspiradas por outras experiências e já conhecedoras de algumas situações sociais graves de pessoas com deficiência, decidiram fazer um levantamento, neste concelho, das pessoas com deficiências e das suas reais condições de vida.
A ASSOL foi criada para ser um instrumento que facilitasse a resposta da comunidade às necessidades encontradas.
A oferta, à ASSOL, de uma casa com quintal, em plena vila de Oliveira de Frades, pela D. Antonieta de Jesus Saraiva, em 1987, criou as condições mínimas para o arranque da actividade, que aconteceria em 13 de Fevereiro de 1989 com o início dos primeiros cursos de formação profissional.
Desde então, foi percorrido um longo caminho que levou ao desenvolvimento de vários apoios:
1991 | Projecto Integrado
1991 | Centro de Actividades Ocupacionais
1992 | Abertura do primeiro Centro de S. Pedro do Sul
1993 | Apoio no domicílio
1995 | Lar de Apoio
1997 | Primeiras famílias de acolhimento
1999 | Fórum Sócio Ocupacional
2002 | Novas instalações em S. Pedro do Sul
2007 | Intervenção Precoce
MISSÃO
Os Estatutos da ASSOL estabelecem no seu Artigo 2º que “A Associação tem como objectivo contribuir para a promoção dos deficientes dos concelhos de Oliveira de Frades, Vouzela e S. Pedro do Sul”.
VISÃO
O grande sonho da ASSOL é dotar a região de Lafões de uma rede de apoios às pessoas com limitações decorrentes de deficiências ou doenças psiquiátricas crónicas e incapacitantes, que potencie a sua integração social e familiar, permita o recurso aos serviços apenas quando necessário, e que esses apoios possam ser tão flexíveis quanto as necessidades de cada pessoa.
Sonhamos tornar possível que as estruturas de apoio a pessoas adultas deixem de ter lotações limitadas e passem a funcionar numa lógica mais próxima de um serviço de porta aberta, ao qual, quem precisa, possa recorrer a qualquer momento.
Sonhamos também com a criação de uma grande rede de famílias de acolhimento que permita o apoio residencial a todas as pessoas com essa necessidade.
Só uma alteração neste sentido permitirá cumprir o direito e a liberdade de acesso aos serviços. Esta alteração exige uma mudança nas políticas de financiamento dos serviços de apoio a pessoas em situação de incapacidade. E esse é um dos sonhos que a ASSOL continuará a perseguir.
OBJECTIVOS
No seu Artigo 3º, os Estatutos afirmam que “Para a realização dos seus objectivos, esta Associação propõe-se manter, entre outros, os seguintes propósitos:
1 | Promover a adaptação e integração do deficiente, na família, na escola e na sociedade;
2 | Promover todos os esforços no sentido de dinamizar, orientar e sensibilizar os pais a prestar ou aceitar colaboração activa a todas as pessoas singulares ou colectivas que visem fins idênticos aos da Associação;
3 | Preparar a integração das crianças deficientes nos estabelecimentos regulares de ensino;
4 | Procurar educar, valorizar e motivar profissionalmente o deficiente;
5 | Procurar a criação de actividades estruturadas para permitirem uma ocupação profissional do deficiente.”
Estes objectivos materializam-se através das acções atrás descritas, cuja acção tem de resultar em apoios que permitam a cada pessoa exercer o direito à auto-determinação, isto é, tomar por si as decisões que afectam a sua vida, tendo como propósito último a sua inserção na comunidade.
VALORES
A ASSOL acredita que os seres humanos apenas se podem realizar em comunidade e, por isso, procura dar o apoio necessário às pessoas com deficiência para que possam participar na comunidade a que pertencem, mas também apoia as outras pessoas e estruturas da comunidade para que possam interagir positivamente com as pessoas com limitações.
A ASSOL procura facilitar as conexões das pessoas apoiadas com toda a comunidade e, por isso, uma das palavras de ordem é “Connecting People”.
A ASSOL não procura criar um mundo especial para pessoas especiais, mas antes dar apoio às pessoas e à comunidade para que as pessoas especiais possam ter acesso ao mundo normal.
A ASSOL é uma plataforma logística para dar suporte à vida das pessoas apoiadas fora da ASSOL e será sempre um objectivo conseguir que cada pessoa apoiada tenha na comunidade, pelo menos, uma pessoa tão importante para ela como o melhor dos profissionais da ASSOL.
Os apoios, disponibilizados pela ASSOL, devem ajudar cada pessoa apoiada a exercer a autodeterminação, o que implica que cada pessoa possa:
> expressar os seus sonhos
> fazer escolhas
> participar na definição do seu percurso individual
> participar na solução dos seus problemas
> aprender nos contextos – aprender fazendo
> usufruir da rede social
> ter controlo sobre os acontecimentos da sua vida