Avaliação e Orientação para a Qualificação e o Emprego

IAOQE

O Centro de Recursos para o Emprego da ASSOL passou a dispor de uma nova modalidade de apoio às pessoas com deficiência e incapacidade, o IAOQE (Avaliação e Orientação para a Qualificação e o Emprego). Esta resposta encontra-se disponível em Oliveira de Frades e Castro Daire.

Pretende-se com este serviço prestar apoio às pessoas com deficiência e incapacidade na escolha informada do seu percurso profissional através da identificação das etapas e dos meios mais adequados à elevação do seu nível de empregabilidade e à inserção no mercado de trabalho.

O principal objetivo é apoiar as pessoas na tomada de decisões vocacionais adequadas, disponibilizando a informação necessária à definição dos percursos profissionais e promovendo a avaliação da sua funcionalidade e incapacidade e a determinação dos meios e apoios considerados indispensáveis à definição e desenvolvimento do seu plano pessoal de emprego.

Desta forma numa primeira fase a pessoa dirige-se à ASSOL, por iniciativa própria ou encaminhada por alguma entidade da comunidade e preenche uma ficha de inscrição onde constam alguns dados pessoais e o motivo do pedido.

De seguida procede-se a uma entrevista, dirigida por duas técnicas, onde é feito o levantamento da história de vida da pessoa, situação atual, objetivos e sonhos para o futuro.

Numa terceira fase é feita a avaliação psicológica para recolha de dados que darão lugar a um relatório de intervenção segundo os critérios e com base na Classificação Internacional de Funcionalidade.

No final é sugerido um encaminhamento que poderá passar pela Formação Profissional ou outra. Da nossa experiência, até ao momento, a maioria dos casos reuniu condições para integrar a Formação Profissional, o que poderá ser para estas pessoas não só a escapatória à exclusão social como o início de uma nova vida!

 

 

Tânia Figueiredo

(Técnica do IAOQE)